ESCOLA MUNICIPAL
MARECHAL COSTA E SILVA
PROFESSORA – EDILEUSA
XAVIER SOUSA SILVA
TURMA : 2º ANO TURNO -
MATUTINO
PLANO DE AULA
CONTEUDO : Classificados / leitura /escrita/
ordem alfabética
OBJETIVO:
Desenvolver
técnicas de leitura diferenciadas;
Introduzir
jogos diversos
Perceber
as características desse gênero, bem como os elementos que o compõem.
Perceber
a ordem alfabética na organização do dicionário, identificando letras
anteriores e posteriores.
METODOLOGIA
Leitura
deleite - vídeo A formiga e a neve;
Socialização
da mesma;
Ouvir
a historia do dia contada pela aluna Hellem;
Distribuir
o livro de Português, pedir que abram na página 60;
Leitura
compartilhada;
Conversa
informal sobre os classificados e sua função;
Pedir
que respondam as páginas 61 e 62;
Fazer
as intervenções necessárias;
Jogos
educativos, brincadeiras, desafios: Dividir os alunos com dificuldade de
leitura e escrita em duplas para atividade com jogos para incentivo á pratica
da leitura e escrita das palavrinhas em jogo.
Exploração
de atividades /jogos de alfabetização para apropriação da norma ortográfica;
.
RELATORIO
DA AULA
Brincar é essencial para o
desenvolvimento, a aprendizagem e o bem estar tanto das crianças quanto para os
adultos.
Assim, ao utilizarmos atividades
lúdicas em sala de aula como recursos pedagógicos, precisamos acompanhar o
desenvolvimentos de nossos alunos, verificando o seu desempenho na atividade,
se estão tendo dificuldades ou se estão aprendendo. Pois através desses
procedimentos metodológicos podemos saber o que deu certo, o que não deu
refletir e tentar melhorar ou mudar a atividade.
Ao observar os alunos nesta atividade
pude perceber que a primeira dificuldade encontrada foi à forma como seria
realizado cada jogo. Por não saberem ler para entender as regras a primeira
decisão tomada por algumas duplas foi a de trocar o jogo por outro.
Diante daquela observação foi possível
intervir fazendo a leitura da regra e ensinando – os a jogar. Alguns se
envolveram tanto que nem observaram a hora passar .
As atividade de leitura e escrita desenvolvidas
por meio dos jogos, além de constituírem uma boa proposta pedagógica ainda
proporcionaram ás crianças a interação social. Além disso, podemos observar
como as crianças constroem as estratégias para vencer o jogo e como lidam com o
perder ou o vencer. È um momento importante para o professor atuar junto ás
crianças sobre o sentido destes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário