segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Relato de experiência do trabalho com jogos.



ESCOLA MUNICIPAL MARECHAL COSTA E SILVA
PROFESSORA – EDILEUSA XAVIER SOUSA SILVA
TURMA : 2º ANO        TURNO -  MATUTINO

PLANO DE AULA

CONTEUDO : Classificados / leitura /escrita/ ordem alfabética

OBJETIVO:
Desenvolver técnicas de leitura diferenciadas;
Introduzir jogos diversos
Perceber as características desse gênero, bem como os elementos que o compõem.
Perceber a ordem alfabética na organização do dicionário, identificando letras anteriores e posteriores.

METODOLOGIA

Leitura deleite - vídeo A formiga e a neve;
Socialização da mesma;
Ouvir a historia do dia contada pela aluna Hellem;
Distribuir o livro de Português, pedir que abram na página 60;
Leitura compartilhada;
Conversa informal sobre os classificados e sua função;
Pedir que respondam as páginas 61 e 62;
Fazer as intervenções necessárias;
Jogos educativos, brincadeiras, desafios: Dividir os alunos com dificuldade de leitura e escrita em duplas para atividade com jogos para incentivo á pratica da leitura e escrita das palavrinhas em jogo.
Exploração de atividades /jogos de alfabetização para apropriação da norma ortográfica;
.



RELATORIO DA AULA


Brincar é essencial para o desenvolvimento, a aprendizagem e o bem estar tanto das crianças quanto para os adultos.
Assim, ao utilizarmos atividades lúdicas em sala de aula como recursos pedagógicos, precisamos acompanhar o desenvolvimentos de nossos alunos, verificando o seu desempenho na atividade, se estão tendo dificuldades ou se estão aprendendo. Pois através desses procedimentos metodológicos podemos saber o que deu certo, o que não deu refletir e tentar melhorar ou mudar a atividade.
Ao observar os alunos nesta atividade pude perceber que a primeira dificuldade encontrada foi à forma como seria realizado cada jogo. Por não saberem ler para entender as regras a primeira decisão tomada por algumas duplas foi a de trocar o jogo por outro.
Diante daquela observação foi possível intervir fazendo a leitura da regra e ensinando – os a jogar. Alguns se envolveram tanto que nem observaram a hora passar .
As atividade de leitura e escrita desenvolvidas por meio dos jogos, além de constituírem uma boa proposta pedagógica ainda proporcionaram ás crianças a interação social. Além disso, podemos observar como as crianças constroem as estratégias para vencer o jogo e como lidam com o perder ou o vencer. È um momento importante para o professor atuar junto ás crianças sobre o sentido destes.










Nenhum comentário:

Postar um comentário