segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Projeto apresentado pela professora Alfabetizadora Marinalva Pereira de Sousa que trabalha com a turma do 2º ano.




MARINALVA PEREIRA DE SOUSA















A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA

























ITANHÉM – BAHIA
2013

MARINALVA PEREIRA DE SOUSA















A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA



                                           



 Projeto apresentado ao programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa sob orientação da Orientadora de Estudos Gisele Karen de Avelar Oliveira Lima.



















ITANHÉM – BAHIA
2013
  
       SUMÁRIO



1.   INTRODUÇÃO

     2. PALAVRAS-CHAVE

3. JUSTIFICATIVA

4. OBJETIVOS

     5. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

     6. CRONOGRAMA

7. METODOLOGIA

8. RECURSOS

9. AVALIAÇÃO

   10. CULMINÂNCIA

   11. REFERÊNCIAS
















INTRODUÇÃO

Este projeto refere-se a uma proposta de trabalho a ser realizada na escola Municipal Nova Brasília, com período de um bimestre, no qual será aplicado aos alunos de faixa etária entre 6 e 7anos, na cidade de Itanhém  Bahia, em uma sala de aula do 2º ano do Ensino Fundamental com autorização da gestão escolar e o professor regente da turma. Este projeto apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar, envolvendo o processo de aquisição da leitura e escrita e está voltado para questões que levam a refletir sobre a dificuldade que muitas crianças têm de desenvolver este processo. Por isso, foi elaborado para ser desenvolvido, no sentido de estabelecer no espaço escolar metas que contribuam na resolução da problemática da Leitura e da Escrita, pretende-se também propor ações dinâmicas e dialéticas para se criar uma consciência crítica nos educandos.

A leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que somos introduzidos na sociedade. Nascemos tentando compreender o mundo ao nosso redor, no intuito de entender e decifrar tudo que nos cerca. Essa primeira leitura é superficial, simples, sem outros objetivos, mas deixa clara a necessidade e o interesse do ser humano de ler, interpretar e encontrar o sentido de todas as coisas. Essa primeira fase da leitura vem acompanhada de uma sucessão de símbolos e imagens, essas informações são retidas, interpretadas e mais tarde descritas com mais detalhes e exatidão. Na integra, a leitura é um processo multidimensional, dinâmico, que envolve ler, pensar e responder. Destaca o poder da linguagem e da comunicação.

A escrita faz parte de um método um pouco mais demorado, na maioria das vezes se inicia com o processo de formação escolar. Está associada ao desenvolvimento de técnicas e do conhecimento, ao acesso a códigos lógicos que se unam possibilitando a compreensão e a leitura. A aprendizagem, melhoramento e aperfeiçoamento da escrita dependem do incentivo a prática diária dessa atividade, esse incentivo acontece logo no primeiro ano de inserção a vida escolar. Na infância aprende-se escrever, a alfabetização é o primeiro procedimento padronizado socialmente para atender essa primeira fase, faz uso de técnicas e metodologias de ensino que leva ao entendimento e a reprodução escrita do que foi entendido.



A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas publicas. Pensando neste contexto, o Projeto torna-se viável, pois pretende fomentar esse processo tão importante em um mundo letrado como o nosso de maneira alegre e descontraída, ou seja, fazendo uso da ludicidade, os mesmos são  dois processos interligados e essenciais na formação escolar. Fazem parte da rotina estudantil dos alunos e são as ferramentas de acesso aos verdadeiros saber e conhecer. Possibilitam a absorção de informações e se tornam instrumentos fundamentais para sobrevivência acadêmica. Os papeis sociais da leitura e da escrita estão intimamente ligados à valorização do conhecimento. Destacam-se como a principal fonte de crescimento intelectual, sendo introduzidas bem cedo no processo educativo, tem um potencial transformador, importante, libertador. Está presente no cotidiano escolar, mas não se limitam apenas aos docentes, formam pontes de acesso a outros indivíduos da sociedade. Quando falamos de ludicidade, pensamos em atividades prazerosas e desafiadoras que levam as crianças a conhecerem a si próprias e seu contexto social. O lúdico é desenvolvido por meio de jogos, brincadeira, musicalidades etc.



Portanto, este trabalho tem como objetivo destacar a importância do ato de ler e escrever no ambiente escolar. No entanto, para que o mesmo se desenvolva, as atividades precisam ser significativas e estarem vinculadas aos contextos escolar e social dos alunos. Apesar de existirem diversas metodologias e estratégias, cabe ao professor e a escola proporcionar este momento de formação ao educando, buscando os meios mais viáveis para alcançar essa meta. As crianças precisam desenvolver várias habilidades nos primeiros anos do Ensino Fundamental para que ocorra o aprendizado da leitura e da escrita.

As metodologias e as estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor precisam ser bem elaboradas de acordo com as necessidades de cada turma isso é extremamente importante. O docente deve buscar diversas fontes de recursos pedagógicos para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita e a partir dai procurar dentre as diversas maneiras lúdicas de aplicar esses recursos para que o aluno sinta prazer de aprender. O objetivo principal é desenvolver nos alunos o prazer pela leitura e escrita.
Enfim, as atividades lúdicas como recursos pedagógicos constituem em um instrumento criativo, interativo, participativo, cooperativo, pois possibilita à criança construir seus conhecimentos por meio de desafios, formulação de hipóteses, resolução de problemas de modo afetivo e concreto.

PALAVRAS – CHAVE: Leitura e escrita; Aprendizagem; ludicidade e Conhecimento.


JUSTIFICATIVA

Na pretensão de incentivar os alunos das series iniciais a se envolverem com a questão da leitura e da escrita, é preciso fomentar a discussão permanente sobre a mesma e fornecer instrumento para que esse debate se efetive e propague. O projeto será aplicado  com a turma do 2º ano do ensino fundamental, tendo como objetivo geral estimular a leitura entre as crianças através do lúdico, da contação de histórias que é uma das peças chaves para o estimulo do despertar para a leitura e escrita, onde a partir das histórias contadas, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente serão estimulados a prática prazerosa da leitura.

Através da contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no mundo das personagens,  desenvolvendo assim o prazer pela leitura.

Assim, essas discussões levam em conta o que até agora conhecemos: as concepções das crianças sobre o sistema de leitura e escrita, segundo SILVEIRA (1997, p.149):

“Faz-se necessário que o professor introduza na sua prática pedagógica a literatura de cunho formativo, que contribui para o crescimento e a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia e a criticidade, que são elementos necessários na formação da criança em nossa sociedade atual".
 
Ensinar a ler e escrever é tarefa e objetivo da escola e da família. A criança tem direito ao conhecimento e a formação crítica, que se comprometa com o indivíduo e com a sociedade. Uma formação capaz de intervir e modificar a realidade, motivando esse processo contínuo de buscar e aprendizagem, contribuindo para criação e aperfeiçoamento de leitores e escritores competentes. É tarefa urgente da escola buscar maneiras para estimula o prazer e a capacidade de leitura e escrita, inegavelmente, as gerações atuais tem demonstrado a incapacidade e o desinteresse para faze-las. Saber ler e escrever auxilia o indivíduo com ferramentas e subsídios necessários para que ele possa desempenhar adequadamente o seu papel na sociedade.

Neste sentido, a escola deve permitir a todas as crianças a liberdade de experimentar os sinais escritos, num ambiente rico em escritas diversas, ou seja: escutar alguém lendo em voz alta e ver os adultos escrevendo; tentar escrever (sem estar necessariamente copiando um modelo); tentar ler utilizando dados contextuais, assim como reconhecendo semelhanças e diferenças nas series de letras; brincar com a linguagem para descobrir semelhanças e diferenças sonoras.

O desenvolvimento social está intimamente ligado ao domínio da leitura e da escrita. A ausência do hábito da leitura na população em geral, é um dos fatores que constantemente é apontado como causa principal de atraso no nosso país. Saber ler e escrever ainda é uma tarefa angustiante e penosa para muitos indivíduos, dentro desse contexto, faz-se necessário oportunizar de forma emergencial para todos os componentes curriculares das unidades escolares uma maior convivência com a leitura e com a escrita. É preciso garantir o sucesso da vida escolar dentro e fora dela, demonstrando o verdadeiro valor dessas duas práticas nos contextos pessoal e social. O ensino de leitura e escrita deve ser prioridade para todas as esferas da sociedade. Deste modo, o ensino deve ser enfocado no processo de alfabetização da criança, isto é, não se deve privilegiar a mera codificação e decodificação de sinais gráficos no ensino de leitura/escrita, mas sim respeitar o processo de simbolização que a criança representa.






OBJETIVOS

 GERAL:

 Estimular as crianças a serem capazes de construir conhecimento sólido através dos processos de leitura e escrita. Conscientes de que esse processo começa nas séries iniciais;


Desenvolver no aluno habilidades para a leitura e escrita de maneira prazerosa e descontraída, despertando-nos mesmos o gosto pela aquisição dessas competências contribuindo, dessa forma, na formação de leitores competentes;

Desenvolver a autonomia.



      ESPECÍFICOS:

Despertar o gosto pela leitura e escrita, utilizando inicialmente a poesia      e livros de literatura etc, considerando a possibilidade de alcançar o imaginário da criança por meio da ficção e da metáfora;

Possibilitar ao aluno construir seus conhecimentos por meio dos desafios, resolução de problemas de modo interativo e descontraído;

Tornar a criança capaz de expressar suas idéias e mensagens orais e/ou escritas por meio da fala e de registros escritos;


Desenvolver as habilidades de leitura observando a entonação, as rimas e por meio da musicalidade.







    
FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Nos últimos anos muito se tem refletido, discutido e pesquisado sobre a questão das dificuldades do aprendizado. Os resultados são alarmantes. Isso preocupa e afeta de maneira generalizada todas as classes da sociedade. Observações feitas diariamente com alunos da educação infantil, do Ensino Fundamental, mais precisamente da 1º a 4ª ano, enfatizam a deficiência de assimilação dos conceitos, símbolos e códigos, verificou-se ainda uma grande dificuldade em leitura e interpretação de textos. Pode-se afirmar que o problema não é exclusivamente causado pela deterioração do ensino básico, especificamente do Ensino Fundamental I, prepondera à convicção de que também é ineficiência do ensino fundamental II e médio se insere num amplo contexto social, político e cultural. Pois, segundo Delia Lerner, (2002, p.17).

 Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito. O desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escrito, é o de conseguir que todos os ex - alunos cheguem a ser membros plenos da comunidade de leitores e escritores. Agora, para concretizar o propósito de formar todos os alunos como praticantes da cultura escrita, é necessário reconceitualizar o objeto de ensino e construí-lo tomando como referência fundamental as práticas sociais de leitura e escrita.

A nova pedagogia da leitura proposta por Chartier, Clesse e Hébrard para o momento de entrada da criança no mundo da escrita privilegia o conceito de leitura como construção de sentido e como um conjunto de práticas sociais; assim o que os autores sugerem são atividades de familiarização da criança com o uso da escrita do mundo em que vive, dentro e fora da escola, de exploração de diferentes portadores de texto, de descoberta das funções de bibliotecas e livrarias, de modo que a concepção tradicional de que era preciso aprender antes a decifrar a escrita, para só depois ler, é substituída pela concepção, que as pesquisas recentes apóiam, de que a familiaridade com a escrita, com seus conteúdos e seus suportes é não apenas uma conseqüência da aprendizagem da leitura, mas também, e talvez, sobretudo, uma condição para que ela ocorra de forma adequada.

O lúdico tem ocupado um importante papel no contexto escolar, como uma pratica prazerosa de auxilio ao fomento da leitura e escrita, esse vem tomando espaço no plano de aula de alguns professores que vêm nessa metodologia uma forma de melhorar suas aulas e assim proporcionar aos educandos uma educação diversificada e contextualizada. No cotidiano da sala de aula o brincar pode ser encarado como algo sério e de cunho pedagógico. Para tal, faz-se necessário o conhecer das diversas praticas lúdica. O trabalho com atividades lúdicas proporciona ao professor o ensino que valorize o gosto dos alunos, quando se aprende nessas condições, aprende-se a controlar um universo simbólico e particular vivido por cada um. De acordo com Vigotsky (1987), um dos principais representantes dessa visão diz:

O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças.


Podemos afirmar, a partir dessa reflexão, que propiciar atividades lúdicas no ensino da leitura e escrita em sala de aula possibilita a construção de varias outras aprendizagens como a autonomia, o respeito por regras estabelecidas, a convivência etc.








Metodologias


Escolher um dos gêneros textuais para ser produzido juntamente com a professora, como um anuncio.

• Criação de livretos com recortes de (jornais e revistas) produzidas pelos alunos;
• Exposição dos trabalhos na escola com divulgação dos livretos produzidos.
Sugestões  do que pode ser trabalhado
Mostrar diferentes gêneros textuais como jornais, revistas, receitas,  bilhete, carta, anúncios, poemas, poesias ,etc trabalhando um de cada vez e falar da importância de cada um deles.

Escolher um dos gêneros textuais para ser produzido juntamente com a professora, como um anuncio.

Catalogar diferentes bichos de estimação, brinquedos, etc.

Nomes de vários desenhos animados  e personagens dos mesmos.

Trabalhar com  atividade que tenham no cotidiano do aluno para que o seu aprendizado tenha significado.

Atividades com musicas infantis, dança e apresentações .

Brincadeiras infantis.

Passeios a diferentes espaços.

Criar rotinas e regras cotidianas.
Trabalhar  diferentes contações de histórias como: historia muda, fantoche, televisão, historia seqüenciada, avental, dedoche etc.










ETAPAS:


Momento
  • Estudos e pesquisas.
2º Momento
  • Elaboração do projeto.
3º Momento

  • Apresentação do projeto para a comunidade escolar.
4º Momento
Contação de historias pelo professor;
Momentos de socialização e roda de conversas.
• Interpretações orais;
• Expor preferências pessoais com o intuito de ampliar a possibilidade de as crianças avaliarem as histórias.
• Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
Exposição das ilustrações em sala;


5º Momento

• Apresentação de vídeo infantil sobre uma receita culinária;
Apresentar rótulos dos produtos utilizados na mesma;
Trabalhar diferentes formas de leitura dos nomes dos produtos, colocar em ordem alfabética, fazer lista de compras etc.

Pedir que cada aluno possa trazer embalagens para montar um supermercado na sala; 

. 6º Momento
Montar e preparar um mercadinho na sala com os alunos.
Para pesquisa de preços,  listas de enlatados, anúncios (panfletos, placas), .trabalhando um de cada vez e falar da importância de cada um deles.



7º Momento
Através do mercadinho trabalhar as letras do alfabeto;
Seqüência alfabética;
Quantidade de letras e de silabas de cada palavra;

8º Momento

Texto informativo sobre hábitos alimentares;
Explorar no mercadinho alimentos calóricos;
Conservação dos alimentos;
Atividade mimeografada referente ao conteúdo;

9º Momento
·         Trabalhar as diferentes formas das placas;
·         Confecção das placas mais usadas na nossa cidade, pois a mesma não dispõe de uma boa sinalização devido seu tamanho;
·         Exposição do trabalho em sala;

10º Momento
Utilização de jogos e historias de acordo o conteúdo abordado.

Produzir juntamente com a professora e alunos anúncios das promoções da semana;

Exposição dos anúncios no mercadinho;


11º Momento
Exposição do trabalho confeccionado para a comunidade escolar, onde os alunos se posicionarão como funcionários do mercadinho.





12º Momento

Cronograma

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADES
Data/Mês
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
LÍNGUA PORTUGUESA




Apresentação do projeto para a comunidade escolar.
28



Contação de história;
Roda de conversa;
Ilustrações e exposição;



06



Gênero textual: receita
Ordem alfabética.



13


Montagem do mercadinho em sala;
Gênero textual  lista.


20


Mercadinho;
Seqüência alfabética;
Silabas.

      27


Gênero textual: texto informativo;
Hábitos alimentares;
Conservação dos alimentos;



03

Gênero textual:Placas;
Confecção de Painéis



10

Jogos;
História;
Gênero textual: Anúncios;


17

Exposição dos painéis;



24


Culminância:





02
OBS: As datas acima propostas no cronograma poderão ser alteradas, dependendo da necessidade da escola.






OBS: As metodologias aqui expostas serão aplicadas de forma transversal e interdisciplinar, visando superar as dificuldades de leitura e escrita dos alunos do 2º ano com fonte de recursos pedagógicos, de forma lúdica com intuito de desenvolver habilidades para o desenvolvimento da leitura e escrita.


RECURSOS MATERIAIS:


RECURSOS DIDÁTICOS:

 Coleções de livros de diversos gêneros da literatura infantil; fantoches; aparelho de TV e DVD;

Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos e  jogos didáticos.

RECURSOS METODOLÓGICOS:

Painéis ilustrativos, leitura de textos infantis, produção textual oral e escrita, histórias infantis com fantoches, livros infantis ilustrados.



RECURSOS HUMANOS:

Alunos, professor, estagiário e funcionários da escola.



AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e re-contos) desenvolvidas pelos alunos, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto, mediante as observações de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita.


CULMINÂNCIA DO PROJETO

Apresentação do trabalho para a comunidade escolar e dramatização relacionada ao tema do projeto a ser apresentada na área da escola, onde será exposto o trabalho dos alunos para todos os funcionários e alunos da escola. O educando apresentará o conhecimento adquirido ao longo da execução do projeto, fazendo a exposição dos trabalhos e sendo feita uma linda festa em forma de confraternização do conhecimento adquirido e da troca de experiência que aconteceu durante a execução do projeto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

VIGOTSKY, L.S.A. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

BRASIL, PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais-Ensino Fundamentais de 1ª a 4ª série - língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Degrau Cultural, 2008. 2ª ed.

SOARES, Magda-Letramento e Educação: as muitas facetas. Ed. Moderna, publicado em 1996.

FERREIRO, Emilia-Cultura escrita e educação. Ed. Artemed. Publicado em
11 de dezembro de 2009.

LERNER, Delia-Ler e escrever na escola: O real, o possível e o necessário-Porto Alegre: Artemed, 2002.

CHARTIER, Anne-Marie-Ler e escrever: entrando no mundo da escrita/ ANNE-MARIE CHARTIE, CHIRSTIANE CLESSE, JEAN HÉBRARD: Trad. Carla Valduga - Porto Alegre: Artes Médicas 1996.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo. Scipione, 1997. 10 ed.

SILVEIRA, R. Ela ensina com amor e carinho, mas toda enfezada, danada da vida. In: Cultura, mídia e educação: Educação e Realidade, Rio Grande do Sul: v.22, n.2, jul/dez 1997.

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