quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto da Pofessora Juliana Pereira dos Reis que Trabalha com alunos de 2º e 3º ano multisseriada

ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES





Juliana Pereira dos Reis










Tema: ler é preciso! Interpretar é fundamental!














Curvelo da conceição
Ano/2013


Juliana pereira dos reis














Tema:

Ler é preciso! Interpretar e fundamental!











Trabalho elaborado para o ensino fundamental I com o intuito de melhorar o processo de leitura e interpretação textual por meios de diversos gêneros que permeia a realidade dos educandos.












Curvelo da conceição
Ano/2013

























Ler não deve se resumir a decifrar caracteres, símbolos e sinais... Ler, além de decifrar, é interpretar a mensagem, atribuir a ela uma vivência pessoal e interiorizá-la.
(Fátima & Inês)

SUMÁRIO



APRESENTAÇÃO............................................................................ 4
JUSTIFICATIVA................................................................................ 5
OBJETIVO GERAL.......................................................................... 6
OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................................................................... 6
METODOLOGIA............................................................................... 7
METAS............................................................................................... 8
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................... 9
PASSOS DE ELABORAÇÃO DO PROJETO................................11
CLIENTELA....................................................................................12
AVALIAÇÃO...................................................................................13
CULMINÂNCIA...............................................................................14
RECURSOS...................................................................................15
CRONOGRAMA............................................................................16
REFERÊNCIAS.............................................................................17
APRESENTAÇÃO

Este projeto tem como objetivo principal desenvolver habilidades e competências para ampliação dos aspectos cognitivos da leitura e escrita  dos alunos do Ensino fundamental I da escola Municipal Castro Alves .

A leitura é pré-requisito para obter conhecimento e a interpretação textual, vem precedida por ela numa mútua interligação. Sendo assim, toma-se claro que a leitura é imprescindível na obtenção de novas informações, as quais contribuem para a ampliação do saber e na formação do cabedal de conhecimento de qualquer indivíduo.

Como sabemos, a leitura vai além da mera decodificação de sinais gráficos, envolvendo vários outros elementos, os quais vêm a ser parte intrínseca desse processo, tais como: a subjetividade, interpretação, a conjectura e outros que submetidos a um processo somatório hão de gerar um vasto campo do saber.

Toma-se inevitável para que aqueles que almejam a construção do saber de maneira dinâmica e investigativa, que os mesmo busquem várias fontes e recursos a fim de que ao cabo de todo processo surja a junção das mais variadas corrente informativas, onde estas vão formar o perfeito casamento das informações, cujo nome é conhecimento.

Portanto, a leitura é condição primordial para aquisição do conhecimento, e é função da escola proporcionar aos alunos condições para devolver o hábito de ler e formular suas próprias ideias.



JUSTIFICATIVA

Percebe-se que os alunos do ensino fundamental I da escola Municipal Castro Alves  apresentam dificuldades no ato de ler e consequentemente a interpretação fica comprometida, acarretando outras implantações como: dificuldade de aprender, de angariar melhor índice de conhecimento ao interpretar as informações obtidas e analisar as mensagens subliminares que acompanham as notícias, fatos históricos, eventos sociais e outros.

É a partir desta triste realidade que se faz necessário desenvolver este projeto de intervenção com o intuito de proporcionar uma melhoria na aprendizagem dos alunos, levando-os a desenvolver as quatro habilidades de ouvir, falar, ler e escrever.

A leitura vai além da decodificação de palavras, pois, ler implica entendimento, descoberta, aprendizagem, informação, prazer e integração entre outros, para Magda Soares (2005 p.20) “... não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber responder exigências de leitura e escrita que a sociedade fazer continuamente...”O ato de ler é uma necessidade para obtenção de significados e resultados da experiência na sociedade, a qual o discente faz parte.

A escola deve considerar o conhecimento que o aluno já possui, por isso, Paulo Freire afirma que: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, daí que a posterior leitura do mundo possa prescindir da continuidade da leitura do leitor em ação.

Atualmente, nossos alunos têm se acostumado com respostas prontas, e apresentam falta de conhecimento de determinados assuntos e não conseguem ler com profundidade alguns textos, pois para interpretar o leitor precisa compreender a plurissignificação contida no texto.
Para NETO (1996. p. 67) o que vale como estratégias de interpretações de textos é a colocação do ponto de vista pessoal, o posicionamento claro e coerente de cada leitor.

É necessário que os alunos desenvolvam o hábito da leitura e para tal proeza é imprescindível diversificar os tipos de textos, estimular o conhecimento de gêneros literários nas mais diversas modalidades, oferecendo oportunidades para que os alunos possam ampliar o conhecimento e assim se posicionarem com cidadãos capazes.  Silva afirma: Por isso mesmo, o processo de leitura apresenta-se como uma atividade que possibilita a participação do homem na vida em sociedade, em termos de compreensão do presente, e em termos de possibilidades de transformação futura. (SILVA, 1985, p.22).

Por está razão, dentro destas habilidades escolhemos a leitura devido à necessidade de viabilizar uma prática de leitura condizente com a realidade dos educandos.



OBJETIVO GERAL
Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso ao mundo criado pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Ampliar a visão de mundo, estimulando para a leitura;
·         Interpretar corretamente os textos lidos;
·         Possibilidade ao leitor compreender a relação que existe entre a fala e a escrita;
·         Aproximar os leitores do texto através de metodologias atrativas;
·         Estimular o desejo de outras leituras através de recursos pedagógicos.
·         Perceber a importância da leitura para sua vida pessoal e social, transformando-a num hábito capaz de satisfazer esse gosto e essa necessidade;
·         Analisar criticamente diferentes tipos de textos;
·         Reconhecer a importância da leitura como fonte de conhecimento;
·         Melhorar o nível de assimilação das informações contidas nos textos;
·         Desenvolver a competência linguística ao comunicar-se.
·      Promover uma reflexão acerca das histórias abordadas nos livros;

·      Estimular o educando a leitura;
·      Oferecer livros para que os alunos conheçam a sua história;
·      Oportunizar uma roda de contação de histórias sobre os assuntos tratados nos livros;
·      Provocar no aluno sua capacidade leitora;
·      Incentivar a produção de ideias a partir da reprodução das histórias compreendidas nos livros.








METODOLOGIA

Através do projeto: Ler é preciso! Interpretar é fundamental, torna se possível inferir os mais variados tipos de textos, na disciplina de língua portuguesa, e  como proposta de intervenção será trabalhado dentro das aulas ministradas os seguintes itens:
v  Escuta ativa de diferentes textos ouvidos em situações mediadas pelo professor com inferência sobre alguns elementos de intencionalidade, como humor, sentido figurado e outros;
v  Reconhecimento do significado contextual de alguns elementos não linguísticos como: gesto, postura corporal, expressão facial, tom de voz e entonação;
v  Preparação prévia da leitura;
v  Manutenção de um ponto de vista ao longo da fala;
v  Uso do acervo e biblioteca;
v  Leitura de livros na classe, na biblioteca, no cantinho da leitura e empréstimo de livros.
v  Todos os dias seram feito á leitura deleite em conjunto em sala ou na fila ou em outras situações.
v  Dramatizações, recitações, conto e reconto, produção de textos, acrósticos, cruzadinhas, interpretações, pesquisas entre outros.
v  No final do projeto, haverá à culminância na própria escola de acordo as atividades realizadas e seu produto final possibilitando os alunos a apresentarem seus para os colegas.




PASSOS DE ELABORAÇÃO DO PROJETO


1º Momento
Discussão esclarecedora sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos.

2º Momento
Elaboração do projeto.

3º Momento
Revisão do projeto

4º Momento
Programação de atividades pelos docentes (planilhas)

5ºMomento
Execução do projeto

6º Momento
Culminância do projeto


 

 

 









ABRANGÊNCIA

Este projeto será desenvolvido na escola Municipal Castro Alves situado na Praça principal sem número em Curvelo da conceição – Itanhém – Bahia, tendo como clientela alunos do ensino fundamental I, turno vespertino. Todos advindos de zona rural. Com idade de 05 á 12 anos.
 
AVALIAÇÃO

A avaliação deve possibilitar ao professor e ao sistema de ensino verificar se os objetivos estão sendo alcançados, cabendo ao professor como mediador, atentar para o desenvolvimento dos seus alunos e desse modo saber se o seu trabalho está sendo eficiente. Do mesmo modo, o aluno poderá também adquirir consciência dos seus limites e necessidades de avanço nas atividades escolares e consequentemente no ensino aprendizagem. O professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, na tentativa de diagnosticar o começo, o meio e o fim de todo o processo avaliativo, e a partir desse diagnóstico buscar subsídios para retomar o que foi insatisfatório para o processo de aprendizagem dos educandos. Luckesi (2005, p. 81) sobre esse assunto corrobora dizendo:

Em primeiro lugar, há que partir para a perspectiva de uma avaliação diagnóstica [...] a avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem.

Assim, percebe-se que o ato de avaliar não pode ser visto apenas como um instrumento para aprovar ou reprovar o aluno, mas sim como um indicador que a partir do diagnóstico da situação ofereça informações necessárias para que se busquem métodos de ensino que favoreçam e complementem a aprendizagem.

A avaliação é um processo abrangente e implica numa reflexão crítica sobre a prática, no sentido e captar suas dificuldades e avanços a fim de possibilitar uma tomada de decisão sobre o que deve ser feito para superar os obstáculos que impedem a aprendizagem dos alunos. Ela deve ser concebida como uma atividade contínua e progressiva, necessária para acompanhar o desenvolvimento dos educandos e ajudá-los em suas eventuais dificuldades. 
O ato de avaliar é um desafio que exige mudanças por parte do professor. E essa mudança requer muito estudo, reflexão e ação. Desse modo o educador precisa buscar a inovação, uma mudança de postura tanto em relação à avaliação propriamente dita, quanto à educação e a sociedade. Hoffmann (2005, p.17) salienta:

[...] considero que a tomada de consciência do educador precisa se dar justamente sobre o caráter subjetivo da avaliação. Pois se formos conscientes do nosso envolvimento nos juízos de valor estabelecidos, iremos encarar com maior seriedade as nossas decisões.
Nesse contexto, a mudança de postura se dá justamente pela tomada de consciência, que configura num resgate à sensibilidade inerente ao processo avaliativo, reconhecendo tal processo com sensibilidade uma vez que estamos lidando com seres humanos diferentes entre si, que trazem consigo seus avanços como também suas limitações.
Partido desse pressuposto, o processo  avaliativos e dará de maneira consciente,  trabalhando assim, com  as habilidades dos alunos, observando e  procurado métodos, estratégias e técnicas de replanejar as ações diante das dificuldades.

A avaliação será realizada no decorrer da execução do projeto, valorize tanto as experiências positivas dos alunos quanto as dificuldades apresentados para então buscar soluções de intervenção. Os objetivos e os procedimentos didáticos devem ser considerados em conexão com os conteúdos e os modos de aprendizagem dos alunos.

Portanto, a avaliação também leva o professor a avaliar-se como criador de estratégias de ensino e de orientações didáticas. É extremamente importante que se reflita sobre a prática de avaliação da aprendizagem escolar, pois esse processo faz parte do ensino aprendizagem nas escolas, uma vez que é necessário que se faça um diagnóstico de como os discentes, os professores e os instrumentos avaliativos estão frente à aprendizagem e as influências destes para o conhecimento.















RECURSOS


Ø  Livro didático e paradidaticos;
Ø  Livros literários do Pnaic de acordo cada faixa etária e série.
Ø  Quadro branco;
Ø  Apagador para quadro branco;
Ø  Pincel atômico para quadro branco recarregável;
Ø  Papel madeira
Ø  Lápis;
Ø  Borracha;
Ø  Lápis de cor;
Ø  Giz de cera;
Ø  Papel cartão;
Ø  Textos xerocopiados ( fábulas, , contos. Poemas, anúncios e outros.)
Ø  Micros system;
Ø  Papel sulfite;
Ø  Piloto;
Ø  Cartolina;
Ø  Tinta acrílica;
Ø  Pincel.
Ø  Data show
Ø  Pen Drive
Ø  emborachado

CRONOGRAMA


ATIVIDADES
2013

J
F
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D

v  Discussão esclarecedora sobre as dificuldades dos alunos da escola Municipal Castro Alves.
v  Construção do projeto;



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v  Programação de atividades pelos docentes (planilhas)




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v  Execução do projeto





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v  Culminância do projeto : “Ler é preciso!Interpretar é fundamental”.















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REFERÊNCIAS


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1995.

NETO, Antônio Gil. A produção de Textos na escola. São Paulo: Loyola, 1996.

SILVA, Ezequiel T. da. Leitura e realidade brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

SOARES, Magda. Letramento, um tema em três gêneros. Belo Horizonte; Autêntica, 2003.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso.São Paulo: Cortez, 2005.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.

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